A pesquisa de mercado é muito importante para as atividades da nossa empresa, pois é por ela que vamos tomar várias decisões assertivas. Já pensou ir ao supermercado sem aquela lista de compras? Pois é, pode acontecer de ficar sem saber o que fazer, o que você precisa e ainda comprar algo que você já tem em casa. Quem nunca, né? Então vou te dar 5 dicas pra te ajudar nisso:

1  Para que serve a pesquisa de mercado?

Olha, a pesquisa vai mostrar aquilo que precisamos saber, como: se o produto ou serviço agrada, quanto o público pagaria por ele, se a marca chama atenção, encontrar seu público-alvo, hábitos de consumo, renda, comportamento, escolaridade, perceber estratégias dos concorrentes, entre outros fatores importantes.

2  Devo fazer?

Fazer pesquisas é essencial para qualquer negócio, então você deve sim realizar uma em algum momento do seu negócio. Precisa de alguns cuidados, em geral as pesquisas de mercado são mais caras e uma boa agência não cobra barato.

Fazer orçamento, procurar uma agência com boas referências de mercado para não ser surpreendido por uma fraude, que é um horror, diversas reuniões de briefing para definir muito bem o objetivo.

3 Quando fazer?

Minha dica é que você invista nessa ferramenta em lançamento de produtos, mudança de público-alvo, reposicionamento da marca, conhecer melhor seus clientes, conhecer a concorrência. São tantos motivos que nós devemos avaliar qual a nossa necessidade naquele momento.

Leia mais

Você já pensou em desistir do seu negócio

3 ideias de marketing para você vender mais

4  Não tenho orçamento

Esse é um gargalo que acaba impedindo algumas melhorias, mas vamos lá pois não podemos desanimar. Temos ferramentas dentro do Facebook, do Twitter e no Google para fazer de graça, mas sem nenhuma orientação fica ruim e você pode acabar tendo um resultado negativo.

Usar essas ferramentas dá super certo. Estude e leia muito sobre seus objetivos, como interpretar os resultados e pode sair boas respostas que vão moldar várias etapas do nosso negócio.

O objetivo da pesquisa de mercado é ficar esperto e tirar o máximo proveito possível. Por isso se quiser fazer por conta própria não envolva parentes ou pessoas emocionalmente com você (amigos) ou com quem tenha laços profissionais. Esses geralmente não são imparciais, o que pode prejudicar o resultado da sua pesquisa.

5  Fiz e tenho o resultado, e agora?

Se a sua pesquisa foi feita por um instituto, ela vai chegar com um relatório de análise técnica e isso vai facilitar demais a vida. Se foi feito pelas ferramentas que indiquei e apurada na própria empresa, é preciso deitar em cima dos resultados para interpretar cada dado, fazer cruzamentos e abrir a sua cabeça para aquilo que você vai saber.

Depois de tudo pronto vem a melhor parte, ação! Você achou que era só pesquisar e pronto? Não, você tem que colocar a mão na massa e melhorar o que precisa a partir do resultado. Vamos trabalhar e muito em cima disso para fazer os resultados virarem lucro. Gostou do meu texto de hoje? Percebeu como é importante investir numa pesquisa de mercado?