Você já devem ter visto várias dicas de Marketing Digital que ajudam a alavancar as vendas. Tem estratégia para captar leads, reter clientes e até fidelizar. Mas, quando a ação envolve atrair visitantes para o seu site, é possível fazer um bom trabalho com um portal ruim?

Mas, e se meu negócio não tiver um site?

Se você não tem um site para a sua empresa, saiba que é importante pensar nisso. Se for um e-commerce, é evidente que precisa ter um site, pois é através dele que as vendas serão feitas. E muitas pessoas estão investindo nesse tipo de loja por muitos motivos. Entre eles:

– As despesas são menores;

– Não precisa contratar funcionários num primeiro momento, entretanto à medida que o negócio cresce, aumentar o time vai se tornando necessário;

– A abrangência é maior, pois não se limita a um local físico;

– Não precisa de investimento alto para montar a sua loja.

Com a atualização das ferramentas, é possível que você mesma crie o seu e-commerce, embora, não seja algo que eu recomende, pois acredito que você deve focar nas atividades nas quais é boa.

Caso não seja programadora, vai perder tempo e dedicar esforço por algo que pode ser delegado a um profissional que faça um site maravilhoso pra você. Logo, foque no que é boa e delegue as outras atividades.

Agora, se o seu negócio é físico, o site serve para dar credibilidade. Quando você vai comprar alguma coisa, sente mais confiança em uma loja com ou sem site?

Na página da internet é possível encontrar contatos, portfólio e todas as informações necessárias para que aquele usuário resolva visitar a sua loja. E, pra levar o seu cliente até o seu site, uma estratégia de marketing deve ser feita.

Leia mais:

É importante criar um site institucional para a sua empresa?

Você sabe calcular a taxa de conversão do seu negócio?

Mas dá pra fazer um bom trabalho de marketing no meu site?

Se o seu site não tem um bom SEO, caso você invista em Google Adwords, vai gastar muito dinheiro e não terá o resultado que espera.

Se o seu site não tem uma boa navegabilidade, mesmo que o usuário entre, dificilmente fechará uma compra. Ou ainda, mesmo que crie uma landing page, o usuário não vai conseguir encontrar os campos para colocar as informações.

O Marketing Digital não faz milagre. Esse tipo de estratégia pode aumentar as suas vendas e otimizar os seus resultados, mas, se o seu site não for bom, você vai nadar e nadar e morrer na praia.

Analise o seu site

Antes de tudo, analise o seu site para depois pensar em apostar em Marketing Digital. Entre na sua página na internet como se fosse a primeira vez e observe:

– O SEO do seu site. Assim, quando o usuário pesquisar pelo seu site vai encontrá-lo;

– A navegabilidade;

– A usabilidade;

– O carregamento das informações é rápido ou devagar?;

– O conteúdo do seu site está objetivo e atraente para o seu consumidor?;

– A identidade visual está de acordo com o seu negócio? É atrativa?

Algumas modificações você vai conseguir fazer, mas outras você pode pedir para um profissional te ajudar. Lembre-se que o site é a cara do seu negócio, logo toda ação deve ser pensada de forma que atraia mais clientes e, como consequência, aumentar as suas vendas de forma direta ou indireta.

Uma dica é ver com outros olhos as empresas à sua volta. Às vezes, as melhores ideias surgem quando prestamos atenção nos nossos concorrentes diretos ou não. Inclusive, analisar os concorrentes do seu mercado é uma orientação que sempre dou.

Você é o diferencial da sua empresa

Mas, acima de tudo, destaque o que você tem de melhor. O maior e melhor diferencial que a sua empresa tem em relação às outras é o fato de que foi criada por você. Suas atitudes e ideias possibilitaram que o seu negócio estivesse onde está agora.

Se está no começo, não tem problema. A sua coragem fez com que os seus sonhos saíssem da imaginação e está à frente de outras pessoas que ainda esperam as coisas caírem do céu.

Não duvide do seu potencial, pois é ele que vai levar o seu negócio até o auge. No caso do seu site e as estratégias de Marketing Digital, sempre fique atualizada com as novidades.

Se você não tiver tempo, busque um profissional de marketing para te ajudar nisso. Será um investimento que trará muitos resultados, especialmente se for um e-commerce. Afinal de contas, uma loja virtual precisa dessas estratégias para se destacar.

Acompanhe minhas redes sociais Facebook e Instagram e se inscreva no meu canal do YouTube para ter acesso a muitas outras dicas.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes