As tendências do mercado são sempre assuntos para debater e aprender. Por isso eu preciso te perguntar, você conhece ou já ouviu falar da Gestão do conhecimento?

Saiba que a Gestão do conhecimento é bem mais simples do que você imagina e independente do tamanho do seu negócio você pode usar essa ferramenta.

Então vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.

O que é Gestão do conhecimento?

Todos os dias, milhares de pessoas deixam seus empregos ou se aposentam. E, naturalmente, levam consigo todo conhecimento gerado durante aquele período que realizavam as atividades.

Você sabia que todo esse conhecimento pode e deve ser documentado e transferido entre as pessoas dentro de sua empresa?

Isso mesmo, quando estabelecemos um processo ele deve ser registrado. Você pode criar um POP (Procedimento Operacional Padrão) e isso fazer parte dos seus processos.

Mas e aí, o que a empresa ganha com isso?

Bom, como já falamos muitas vezes, treinar as pessoas é essencial e esse POP é um aliado nesse processo. Com ele é possível que a pessoa tenha acesso a um documento e assuma o compromisso de seguir e melhorar aquele padrão já existente.

Essa ação iria contribuir e muito para manter o crescimento e sucesso do seu negócio.

A Gestão do conhecimento pode ser definida como a captura, distribuição e uso do conhecimento de maneira efetiva.

Os procedimentos deixam de ser “achismos” e passam a acontecer de forma uniforme. Com base no aprendizado das experiências anteriores e o seu aperfeiçoamento.

Leia mais

• Minha empresa está crescendo e agora?

• Colaborador intraempreendedor: Conhece?

Como aplicar a Gestão do conhecimento

É importante que a empresa invista em ferramentas que possam organizar todas as informações: equipamentos de informática, software, bancos de dados, as patentes, as marcas registradas.

Com estas informações, a organização pode criar processos mais efetivos, o que impacta também na redução de custos e garante maior fluidez nas operações.

Me conta nos comentários o que achou desse conteúdo. E se quiser saber mais sobre minha vida de empreendedora e as diversas dicas que tenho pra você, acesse minha pagina no Facebook.