Se você tem uma pequena empresa deve estar se perguntando, será que eu preciso fazer inventário? E eu te respondo que sim.

Mesmo sua empresa sendo pequena,  todo o tipo de controle que pode te ajudar a crescer é válido. Precisamos ter o registro de tudo, isso que vai nos dizer sobre o dinheiro investido na empresa. Além de poder controlar possíveis desvios.

Mas afinal o que é inventário?

Inventário é a identificação, classificação e registro de todos os produtos e patrimônios que sua empresa possui e o efetivo controle, tanto de movimentação, quanto financeira.

Esse trabalho pode ser anual ou semestral. Não tem necessidade de ser tão frequente, diferente do controle de estoque.

Vantagens de se fazer um inventário

A primeira grande vantagem é a organização da sua empresa, tanto se tratando de estoque quanto patrimônio.

Além disso é possível:

Controlar o patrimônio da empresa: Tudo que você adquire como investimento para a empresa, faz parte dela e não é seu. Portanto, controlar, saber o seu destino e valor atualizado é um controle necessário;

Reduzir de custos: No caso do estoque, é uma contagem periódica, diferente do inventário total, que nos permite controlar para comprar e vender melhor.

Leia mais

• Estoque foi feito para controlar e girar!

• 5 dicas para reduzir perdas de estoque

Qual tipo que mais se adequa a seu negócio

Vou apresenta três modelos distintos aqui pra você, mas não se prenda a isso. Você pode e deve adaptar ao seu modelo de negócio.

Inventário Periódico

Ao adotar esse modelo você irá predeterminar um período para contagem e atualização do seu estoque, podendo ser semanal, quinzenal, mensal e assim por diante.

Esse modelo é indicado para empresas com pouca movimentação.

Inventário Permanente

Esse aqui já é para empresas que possui um software de gestão com controle de estoque integrada, pois a atualização do estoque é feita em tempo real, toda vez que um produto entra ou sai.

Inventário Patrimonial

Nos dois primeiros o foco é estoque, já nesse aqui o foco são os bens permanentes de sua empresa, como computadores, carros, moveis, ou outros equipamentos.

Colocando ele em prática você terá uma visão mais ampla dos equipamentos, seu uso, responsáveis, manutenção, entre outros.

Conclusão

Espero ter te ajudado um pouco mais com a organização do seu empreendimento. Se gosta dos meus conteúdos siga meu Instagram.