Cada dia que passa é um aprendizado e conhecer o que nos ajuda e o que nos atrapalha é primordial, hoje vamos falar da Lei 80/20, conhecida como Lei de Pareto.

Pareto foi um economista italiano, que concentrou suas pesquisas em produtividade e concluiu que 80% dos resultados é consequência de 20% de algum tipo de esforço.

Como sempre tenho falado, conhecer o seu negócio é obrigação, porém o autoconhecimento é muito importante para também gerarmos resultados nos negócios e na vida pessoal.

1 Lei de Pareto nos negócios

Essa Lei vem para gerar qualidade na informação e nos ajudar a gerir da melhor forma possível, com a sua aplicação podemos dar preferência para aquilo que traz mais frutos.

Então, nos negócios podemos usar tanto para os produtos, quanto para o tempo, para os lucros e para mais aplicações que forem necessárias.

Um erro básico que cometemos e ter uma cartela de produtos e até mesmo clientes que não nos dão a conversão, com isso perdemos tempo e dinheiro, conhecendo a Lei de Pareto vamos resolver esse problema, dando foco naquilo que traz mais lucros.

2 Lei de Pareto na vida pessoal

Devemos adequar nossa vida pessoal para termos mais produtividade também, já notou que aquela conferida nas redes sociais, às vezes, vira 30 ou 40 minutos e perdemos um tempo importante para resolver as demandas do dia a dia?

Gerir o tempo é fundamental!

Ler e-mails sem importância, conversar em excesso ao telefone, alongar bate papo nas redes sociais, jogos de passatempo e outras ações que parecem de rotina vão consumir um tempo precioso que poderia estar usando para executar ações de resultado.

Assim como na empresa também os princípios de Pareto na gestão financeira, de tempo, de produção podem ser usados na vida pessoal para ganharmos dos dois lados.

Leia mais:

• Estoque foi feito para controlar e girar

Organização da empresa: O que você pode fazer para melhorar seu negócio

3 Vamos à prática

Bom, depois de entender como a Lei de Pareto pode nos ajudar, tá na hora de aprender a fazer na prática, para percebermos o seu resultado.

Talvez você já tenha ouvido falar em curva ABC, que é a mesma coisa da Lei de Pareto, serve para agregar ao seu vocabulário e entendimento.

Para visualizar que 20% dos seus produtos geram 80% da sua receita, 20% dos seus clientes geram 80% do seu resultado e assim por diante, vamos analisar os seguintes pontos:

• Analisar o relatório de vendas em um período de no mínimo 6 meses;
• Após a análise, identificar os produtos mais vendidos, identificar não é escolher, vamos precisar dedicar tempo para descobrir isso;
• Faça uma categoria para todos os seus produtos;
• Pesquise qual o público consome seus produtos mais vendidos (idade, renda, frequência de compra, gênero e outros fatores);
• Analise seu relatório de compras e veja em qual produto mais tem investido, para que possa comparar o casamento entre a compra e a venda.

Depois de analisar todos esses fatores, vai descobrir quais produtos garantem seu faturamento mensal e se tem comprado de maneira correta além de poder direcionar melhor a publicidade e rever suas margens de lucro.

Vamos nos concentrar em gerir melhor para ter mais resultados positivos, para se monitorar, vou te indicar baixar o aplicativo Rescue Time, ele monitora seu tempo em redes sociais, lendo e-mails, analisando sua perda de tempo, serve para o celular ou para o computador.

Alinhar pessoal e profissional é fator de sucesso, sua empresa deve te dar alegrias e não trabalho, se isso tiver acontecendo algo está errado.

Aplique a Lei de Pareto, descubra como ganhar mais e venha nos contar, compartilhar sua experiência, para os outros também se inspirarem em você!

Vamos juntas e sucesso!