Você já ouviu falar sobre logística reversa? Ela pode ser uma grande aliada da sua empresa quando se trata de sustentabilidade econômica e ambiental.

Pensando em diminuir os resíduos gerados pela maioria das empresas é que a logística reserva se tornou uma obrigação em diversos tipos de organizações.

E aí na sua empresa, como isso funciona? Já parou pra pensar o que a logística reserva pode fazer para sua empresa?

Essa é uma forma de diminuir custos e oferecer um atendimento melhor ao consumidor.

O que é logística reversa?

Enquanto a logística tradicional trata do fluxo de produtos da fábrica para o consumidor, a logística reserva ocupa-se dos processos relacionados ao retorno de quaisquer mercadorias do cliente final de volta para a empresa.

Assim a logística reversa é segmentada de duas formas:

Pós-venda: Trata-se do modelo que se concentra nos produtos que foram devolvidos, independente do motivo, por exemplo: erro em processamento de pedido, expiração do prazo de validade, falha no funcionamento.

Pós-consumo: Quando os produtos chegaram fim de sua vida útil. Os produtos já foram utilizados e devem ser reaproveitados ou precisam ter um destino adequado e sustentável.

Leia mais

• 5 dicas para reduzir perdas no estoque

• Estoque foi feito pra controlar e girar

Importância e benefícios da logística reversa

Diante da importância do bem estar ambiental em Agosto de 2010 foi publicada a Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Essa lei estabelece um acordo que inclui importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes, fazendo referência à implantação de uma responsabilidade compartilhada do ciclo de vida dos produtos.

Com a implantação da logística de reserva todos saem ganhando, sociedade, meio ambiente e empresa.

Sociedade:

  • Redução do lixo urbano;
  • Economia de recursos naturais;
  • Geração de emprego;
  • Conscientização ecológica de empresas e pessoas.

Meio Ambiente:

A logística reserva contribui na redução dos danos ambientais. Assim é possível melhorar o processo o descarte de resíduos sólidos no meio ambiente, ampliar a reciclagem e reduzir o desperdício de materiais e embalagens.

Empresa

Além de benefícios como redução de custos de produção com a reutilização de materiais e embalagens retornáveis a empresa ainda ganha em credibilidade por ser uma empresa socialmente responsável.

E aí gostou do nosso post? Então compartilhe agora em suas redes sociais e espalhe essa ideia.

Se que saber mais sobre como empreender, estratégias de marketing, como alavancar suas vendas, e-commerce e muito mais, acompanhe minhas redes sociais Facebook e Instagram.