Entender exatamente o que é lucro é essencial para qualquer empreendedor que busca alcançar o sucesso nos negócios, independente do segmento.

É comum ver empresas fechando as portas logo nos primeiros meses após a data de abertura. Para que isso não aconteça, é necessário se envolver com as finanças do seu negócio.

Organize suas finanças

Quando o negócio depende exclusivamente do empreendedor, a linha que separa os ganhos da empresa do salário do empreendedor é bem tênue. É frequente casos nos quais os donos mantenham as despesas misturadas. Entretanto, é essencial que os gastos de pessoa física e jurídica sejam separados e organizados por categorias.

Para avaliar se seu negócio está dando lucro ou prejuízo é necessário que ficar atento aos resultados. Só assim irá conseguir identificar possíveis falhas na gestão financeira para torná-la economicamente sustentável e gerar lucro.

Vale ressaltar que, para a avaliação dos lucros ou prejuízos ser adequada, a apuração dos resultados precisa acontecer, no mínimo, de seis em seis meses.

Ao fazer essa apuração, será possível entender como a empresa tem se desenvolvido, quais os avanços e fracassos, lucratividade, desempenho etc, indicadores que farão a diferença no momento de planejar os próximos passos.

Faturamento X Lucro

Confundir lucro com faturamento é comum entre os empreendedores iniciantes, embora, não devesse ser. Basicamente, faturamento é todo o dinheiro que entrou no caixa da sua empresa a partir da vendas de produtos ou serviços. E, de forma simples, o lucro é o que sobra depois de tirar todas as despesas fixas, variáveis, impostos etc.

Muitas empresas operam sem lucro algum pois é a forma que encontraram de se posicionar a partir de um planejamento estratégico. Entretanto, atente-se a nunca deixar o seu negócio fechar no vermelho.

Leia mais

O que pode levar seu e-commerce à falência?

Finanças pessoais e empresariais, posso misturar?

Como administrar o fluxo de caixa para gerar lucro

Nem sempre faturamento alto significa ter lucro. Se a empresa não tiver controle dos gastos, o lucro pode ser facilmente consumido. Lembre-se: lucro = faturamento – despesas. Por esse motivo, analisar tudo o que entra e sai do seu negócio é a melhor forma de mantê-lo saudável.

Uma ferramenta que pode auxiliar nessa questão é o fluxo de caixa, que pode ser feito manualmente ou através de planilhas ou programas de gestão. É nessa ferramenta que você irá incluir todos os gastos e ganhos da empresa, mesmo que mínimos. Nesse post aqui eu destaquei 5 despesas que podem estar comprometendo o seu negócio.

Um dos alicerces fundamentais para que a empresa seja um sucesso é a gestão financeira. Controlar as vendas, dinheiro, entradas, gastos e pagamentos diversos é um fator vital para que sua empresa sobreviva no mercado e tenha um desenvolvimento saudável e sustentável.

Quer mais dicas de como ter um negócio de sucesso? Siga-me no meu Instagram, curta minha página no Facebook e se inscreva no meu canal no Youtube que eu compartilho muito conteúdo que irá te ajudar.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes

lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes