A organização pessoal é essencial para que possamos ter um bom desempenho no mundo profissional, ela nos ajuda a ter ótimos resultados. Geralmente, as pessoas que levam a desorganização para a vida profissional, têm dificuldades de ter uma boa produtividade.

Ser organizado nos faz ganhar tempo para as atividades, além de poder trabalhar com mais eficiência. Vou te dar algumas dicas agora pra te ajudar a utilizar bem o seu tempo. Vamos lá?

1 Organização e produtividade

A desorganização traz um grande problema de foco, fazendo com que nosso dia se transforme em um caos completo. Acabamos por deixar as tarefas sempre acumuladas, não encontramos aquilo que mais precisamos, além da falta de percepção para saber o que é prioridade.

Esses fatores acabam afetando muito a nossa produtividade e o pior, quando deixamos transparecer isso, perdemos credibilidade. A desorganização sempre causa transtorno para os dois lados, o que é muito chato!

2 Como organizar minhas coisas?

Primeiro, olhe para o seu local de trabalho: mesa, área de trabalho do computador, agenda, contas, revisão do carro, entre outras coisas.

Cada fator desse merece atenção especial, eles afetam muito a concentração e consequentemente a produtividade. Depois de identificar, liste o que mais está te afetando naquele momento e eleja como prioridade para organizar.

Faça essa lista com a importância de cada um deles durante o seu dia e coloque como meta a solução da bagunça.

Quando resolver os dois primeiros itens, já vai notar uma diferença na sua rotina e no seu rendimento pessoal e profissional.

Leia mais

• 3 dicas infalíveis para ter uma semana produtiva

• 5 dicas para melhorar a produtividade da sua equipe

3 Determinação e comportamento

Essas etapas vão exigir uma mudança de comportamento e uma imensa determinação. Caminhar para um nível positivo de organização no trabalho vai exigir foco, não vai adiantar bater suas metas de organização hoje e parar amanhã.

Eu vou listar algumas coisas aqui para que você possa refletir e analisar, conforme a sua rotina, o que der pra alinhar, tenha certeza que te ajudar:

  • Sempre classifique as suas prioridades;
  • Tenha uma agenda para organizar as suas demandas, pode ser virtual, com o evernote ou a boa e velha agenda física;
  • Evite anotar compromissos em papéis soltos, vai se perder facilmente;
  • Se precisar de ajuda, perceba quem tem uma boa rotina, está sempre pronto e demonstra muita organização, peça dicas e adapte naquilo que está trabalhando;
  • Tire dos seus hábitos a procrastinação, isso mata a sua produtividade;
  • Procure definir a sua semana com antecedência e paz, assim pode ter uma boa programação;
  • Programe tempo para cada atividade e busque ao máximo cumprir, tirando vantagem da organização

Alinhar sua organização pessoal com a profissional vai te dar mais qualidade de vida e te fazer ter um alto desempenho. Vai conseguir muito mais tempo para atividades importantes e para lazer, conseguindo, com certeza, alcançar seus objetivos.

Isso não basta ser feito durante uma semana ou duas, é uma intensa prática com disciplina e estratégias para manter esse processo.

Quando falamos de organização, procure pesquisar tudo que for ajudar. Saia da acomodação e da desorganização, isso melhora até sua qualidade de vida. Vamos lá, faça um exame de consciência e comece agora mesmo sua mudança de hábito.

O texto de hoje foi pra te ajudar a entender como a sua organização pessoal pode afetar o seu negócio. Acredite: já passei por algumas situações dessas e essas dicas me ajudaram e muito a resolver os meus problemas. E se você quer conferir mais conteúdos legais, acompanhe o meu blog.