Antes de mais nada, é necessário compreender o que de fato é uma terceirização, assim como as vantagens e desvantagens desse modelo para então decidir se vale a pena implementar no seu negócio.

O que é terceirização?

A terceirização é uma forma de transferir para terceiros atividades que não fazem parte do negócio principal da sua empresa.

Dessa forma, fica mais fácil otimizar o tempo para concentrar os esforços nas atividades essenciais para o funcionamento da empresa.

Os exemplos mais comuns dessa prática são os serviços de limpeza e segurança. Entretanto, pode-se estender a qualquer outra atividade-meio, que pode ser feita dentro ou fora da empresa.

E, como em toda negociação, não se esqueça de que toda parceria deve ser assegurada por um contrato, que deixe claro as atribuições pretendidas.

Vantagens da terceirização

Uma empresa envolve muitos departamentos e muitos saberes. Nem sempre é possível dar conta de tudo, e tudo bem. Não somos donas do saber. Use o seu tempo no que você faz de melhor e deixe por conta de um especialista aquilo que você não entende.

Outro fator favorável é o aumento da produtividade, pois toda empresa estará focada em entregar o que realmente lhe cabe.

Com a terceirização é possível ainda diminuir os níveis hierárquicos e o quadro direto de empregados.

Consequentemente, isso reduz custos na folha de pagamento da empresa e em diversos impostos.

Leia mais

Qual o valor do seu trabalho? Descubra como calcular o preço do seu serviço

Marketing de serviços: como isso pode ser o sucesso do seu negócio

Desvantagens da terceirização

É preciso ficar atento ao serviço prestado para que ele seja executado com a qualidade esperada. Então, fiscalize constantemente a entrega.

Escolha bem o parceiro que irá executar as atividades do seu negócio. Veja se realmente é o que você procura para não se surpreender negativamente.

Ao terceirizar alguma atividade que tem influência direta com a identidade do seu produto, é preciso se atentar para que a originalidade da sua marca não se perca.

Conclusão

Cada empresa está em um estágio e cada empreendedor sabe quais são as necessidades do seu negócio. Por isso, é importante ponderar os prós e contras para saber o que será mais vantajoso.

O fundamental é que as atividades terceirizadas garantam a qualidade dos serviços prestados como se fossem feitos pela sua equipe.

Quer conhecer mais sobre empreendedorismo e como começar o seu próprio negócio com e-commerce? Siga-me no Facebook e Instagram e se inscreva no meu canal no YouTube para mais dicas.